Boas Vindas!


Caros colegas,

sempre acreditei que uma sociedade bem informada e esclarecida acerca de seus direitos e deveres se tornaria imune a corrupções e "bandalheiras". Infelizmente, vivemos em um país lindo, porém cheio de adversidades dentre as quais a ignorânica é a que considero pior. Quando digo ignorância, me refiro à falta de conhecimento, de informação, elementos sem os quais nos tornamos vulneráveis. Por este motivo, resolvi criar este blog para compartilhar um pouco dos conhecimentos que venho adquirindo ao longo dos meus estudos e do meu trabalho como advogada. Sei que minha jornada será grande e que está apenas no início, por isso estarei aberta a novos conhecimentos também. Que este espaço seja utilizado para a troca de experiências e informações, visando o crescimento comum.
Como nem todos os textos são escritos por mim, gostaria de lembrar que o conteúdo é de responsabilidade dos respectivos autores e nem sempre representará minha opinião sobre o assunto.

Grande abraço a todos e sejam bem-vindos!


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nova Lei de Adoção

Caros colegas,
recentemente, foi publicada a nova Lei de Adoção (Lei 12.010, de 03 de agosto de 2009) que trouxe importantes alterações ao Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como ao Código Civil. A finalidade da referida lei foi acelerar os processos de adoção no país e criar mecanismos para facilitar a reintegração de crianças e adolescentes ao convívio de sua família biológica.
Eu mesma escrevi um artigo analisando pontos da nova lei e em breve disponibilizarei aqui para vocês. Por enquanto, deixo aqui o link para um guia comentado sobre as novas regras de adoção, publicado pela AMB - Associação de Magistrados Brasileiros. Acessem:

3 comentários:

lisle dourado disse...

Ao ler o texto da lei podemos perceber que esta não foi feita com a finalidade de facilitar a adoção(salvo algumas situações como,por exemplo, o prazo máximo estipulado de 2 anos para a criança ficar em instituições). Vê-se que a lei criou meios de preservar a criança com os pais biológicos, o que não é errado, mas não se enquadra numa lei dita para facilitar a adoção.

Taízi disse...

É verdade Lia. Como sempre o legislador faz os seus "remendos". Mas de modo geral, a intenção me parece boa!

Anônimo disse...

Caros amigos(as) tô cansada. Infelizmente conheço diversas pessoas q/adotaram e continuam adotando crianças de outros Países c/mta facilidade. Existe até prazo... AINDA DIZEM QUE Ñ EXISTE MAIS ESCRAVIDÃO>> em dois dias... existem crianças sendo adotadas por estrangeiros e muito mais do que imaginamos..Em dois meses c/no máximo, sem ser casados.Eu estou aqui há anos... hj c/52 c/vida estabilizada querendo ADOTAR e não apadrinhar,encontrei a maior barreira da minha vida.
Sou separada, meu ex marido ñ quis ter filhos, foi um dos motivos de nossa separação. Agora encontro um impossível sonho, enquanto várias pessoas jogam crianças no lixo e comercializam. Obrigada pelo espaço que me foi concedido. Parabéns pelo seu trabalho...
Estarei divulgando algumas fotos de brasileiros adotando crianças no exterior, porque aqui ñ conseguem durante 12 anos.